Preciso que você me motive

Ninguém motiva ninguém. Essa afirmação parece triste e obscura, mas é a verdade. A motivação é uma escolha pessoal pois cada um é motivado pelos seus próprios valores intrínsecos que, por sinal, são mutáveis ao longo da vida. Você pode até tentar estimular, mas se eles não estiverem afim de colaborar, não adianta. Ninguém motiva ninguém, se o livre arbítrio das pessoas assim não permitir.

Ter um propósito claro pode ser um poderoso impulsionador de automotivação, que é a capacidade de impulsionar a si mesmo internamente, independente de estímulos externos.
Nesse cenário, em muitas empresas, existem aqueles colaboradores desmotivados, e o que devemos fazer é tentar conhecer, ouvir suas reais necessidades, para que talvez assim consigamos alguma condição de realização para ele dentro da condição da organização. Mas mesmo assim, ele deve ter a motivação em falar. Mais uma vez, a motivação é própria.

Quando as pessoas possuem metas significativas e alinhadas com os seus valores, isso pode criar um senso intrínseco de propósito, estimulado a automotivação. Cultivar um propósito pessoal e profissional pode ser fundamental para o crescimento e a realização individual.

Sendo assim, não terceirize a culpa da sua motivação. Pode estar faltando argumentos, causas, motivos. Mas, assumir a responsabilidade pela própria motivação é fundamental para o crescimento pessoal e profissional.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Post recentes

Reaprendendo a confiar

Quem nunca perdeu a confiança em alguém? Sabemos que ela pode ser perdida por diversas razões, como mentiras, quebra de promessas, traição, falta de transparência,

Leia mais »
Precisa de ajuda, converse conosco!